sábado, 15 de outubro de 2011

POR QUE CORRER...


Oi pessoal, decidi dedicar um post inteiramente a corrida, pois esse é um esporte que vem crescendo a cada dia, estou no meu treinamento de 2 voltas na pista, intercaladas com caminhadas, o que dá em torno de 5 min caminhando e 3 min correndo. É muito boa a sensação, a superação individual, é um esporte em que a pessoa se supera a cada minuto e é muito bom para emagrecer e manter o corpo em forma. 
Comecei a gostar desse esporte ao ir em provas de corridas de rua com o meu marido, o clima é muito bacana, para quem está pensando em começar a correr ou que quer um estímulo, eu aconselho a pegar o calendário de corridas de rua de sua cidade clique AQUI e confira algumas corridas e vá até os locais das provas, para olhar, fazer o circuito, nem que seja caminhando, que você vai ver como isso motiva!! Eu já me inscrevi para uma prova, o Circuito W Run, que é uma prova só para mulheres e tem um kit super lindo!! Vai ser em 04/12 e eu estou me preparando, vou fazer o circuito de 4 km, espero que até lá eu consiga estar treinada para correr no mínimo a metade da prova!!


Sugestão de treino para iniciantes
Todos os especialistas são unânimes em aconselhar a qualquer pessoa que intente a começar um treino de corrida a pegar leve. Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!

Treino 1
1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana: continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana: se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 3 de corridas ou 5 minutos de caminhada e 4 de corrida.

Treino 2
1ª Semana: comece caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: se você já se sente confortável, aumente para 10 minutos de caminhada e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos.

Treino 3
1ª Semana: comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 9 minutos caminhando e 1 minuto correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana: comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 8 minutos caminhando e 2 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
1ª Semana: comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 7 minutos caminhando e 3 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana: comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 6 minutos caminhando e 4 minutos correndo. Faça isso duas vezes.

INSPIRE-SE








3 comentários:

  1. Oi Ana, acho correr uma delícia! Não vejo a hora de conseguir! Se me perguntarem o 1º desejo pra quando estiver magra, o que vem a minha cabeça é correr! Fora o que é ótimo pro corpo, pro emagrecimento, pra saude em geral!!! Boas corridas pra voce Ana! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi ana!
    Vim retribuir a visita, te seguir, te linkar!

    Amoooo corrida!Estou voltando aos poucos com meus treinos... Acho perfeito!

    Fiquei firme e otimo domingooo
    Bjo
    Momo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, ótimo exercício, mas não to podendo ainda rsrsrs, se bem que não sou das mais sedentárias porque não uso carro só bicicleta para ir pro trabalho, 6 km todos os dias. beijus

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, comentário, elogio, opinião...
Obrigada pela visita!!